Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

Escrito por:
dieta

Fazer uma dieta é muito difícil para muitas pessoas, porque elas sofrem para eliminarem aqueles alimentos que elas gostam; e ao aprender como fazer a dieta cetogênica, você vai ver que muitos alimentos do dia a dia são eliminados!

Mas neste artigo, você vai entender porque não sentirá mais falta desses alimentos, estando no cardápio da dieta cetogênica!

Uma das dietas mais utilizadas atualmente, pois com ela, é possível:

  • comer alimentos presentes em churrascos (como o bacon, por exemplo);
  • ter um cardápio com comidas verdadeiramente gostosas;
  • transformar seu corpo em uma máquina de emagrecimento!

pizza e1530480576416 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

como fazer a dieta cetogênica

Mas antes de começar qualquer dieta, é sempre de grande importância que você obtenha o máximo de informações que conseguir encontrar, além da sempre recomendada consulta profissional!

Sempre penso em ajudar você em conseguir seus melhores resultados, com as melhores formas, dessa decidi não te deixar na mão, e trazer mais essa opção para seu emagrecimento.

O que é, e como fazer a dieta cetogênica

Ao conhecer uma dieta low carb e uma dieta cetogênica, você verá que são muito parecidas; mas você se pergunta: qual a diferença? Como funciona a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é muito relacionada com a dieta low carb, apesar de ser bem mais extrema, pois ela reduz muito a ingestão de carboidratos, mas é muito rica em gorduras, especialmente gorduras boas.

Só para você ter uma ideia, entre seu cardápio de alimentos permitidos, estão por exemplo:

  • Óleo de coco;
  • Azeite de oliva;
  • Castanhas e nozes em geral;
  • Carne vermelha;
  • Banha de porco.

Além disso, essa é somente uma lista básica para que você tenha uma noção da sua alimentação na dieta, pois mais abaixo, você conhecerá uma lista maior, e de alimentos permitidos e proibidos!

Ela é considerada um tipo de dieta mais eficaz do que as que apenas restringem as gorduras da alimentação.

E algo que contribui para essa superioridade na perda de peso é a redução do índice glicêmico no sangue, além disso, o aumento na sensibilidade a insulina também ajuda.

Não conte calorias…

Outra diferença é que você não vai precisar contar calorias nessa dieta, dessa forma, a proporção de macronutrientes ingeridos nela, é basicamente assim:

  • 70% a 75% gordura;
  • 20% a 30% proteínas; não exagere, pois pode ser fatal;
  • 5%, 10% ou 20% carboidratos.

Em geral, o consumo de carboidratos é limitado de 0 g a 50 gramas por dia; mas muitas pessoas entram em uma área de ingestão que fica entre 30 g e 40 g de carboidratos.

Essa redução faz com que seu corpo entre rapidamente em estado de cetose, que nada mais é do que seu metabolismo utilizando gordura como fonte primária de energia.

Mas atenção! Mesmo aprendendo como fazer a dieta cetogênica, geralmente ela deve ser acompanhada por um profissional nutricionista ou médico, e ela geralmente é feita por um tempo limitado, pois sua redução nos carboidratos pode ser perigosa a longo prazo.

O que é cetose

Bem, a Cetose faz parte da dieta low carb e está ligada também a uma dieta de baixas calorias, aliada ao objetivo de emagrecer e controlar o apetite. Dessa forma, a cetose faz é ajudar você a emagrecer num curto período de tempo.

Imagem 1 7 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cetose

Cetose

Bem, ao fazer a dieta low carb, você retira os carboidratos ao longo do dia. Mas quando você faz essa redução extrema, não comendo carboidratos em nenhum momento do dia, você entra na dieta cetogênica dentro do estado de cetose.

Isso acontece porque, quando você consome muitos carboidratos, o corpo transforma ele em insulina, fazendo com que o excesso de açúcar fique armazenado no seu corpo, transformando-a em gordura. É aí que você ganha peso!

Mas quando você consome poucos carboidratos, acaba limitando a glicose, forçando o seu corpo a buscar gordura dos alimentos e do que ficou acumulado no corpo de outras comidas.

busca gordura acumulada para queimar - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cetose

Por isso, se você que está querendo perder peso com a cetose da dieta cetogênica, deve cortar os carboidratos, reduzindo a quantidade de gordura no corpo. Mas não é recomendado o corte total, somente por recomendação médica!

Cetose e seus benefícios

Dentre os diversos benefícios aplicados a cetose, podemos destacar outros efeitos terapêuticos, como:

1) Redução das doenças cardíacas

Quando você diminui os carboidratos por meio da cetose, consegue melhorar a saúde e diminuir as chances de ter doenças do coração.

tira doenças cardíacas - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

corpos cetonicos

2) Ficar livre da Diabetes tipo 2

No conceito de “o que é cetose”, o que ela pode fazer é melhorar a presença de insulina no corpo, fazendo então, que as taxas de diabetes caiam.

livre da diabetes tipo 2 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cetose

3) Aumenta o metabolismo

Com a dieta cetogênica, você consegue melhorar todo o seu metabolismo, mantendo no controle os níveis de triglicérides, eliminando a gordura na barriga, dessa forma você faz com que a pressão arterial se mantenha estável.

acelera metabolismo - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cetose

4) Previne o câncer

Estudos mostram que a cetose pode auxiliar na terapia do câncer, possivelmente ajudando a combater as células cancerígenas.

previne cancer - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

corpos cetonicos

5) Mal de Parkinson

Quem sofre dos sintomas da doença de Parkinson podem sentir melhores resultados com a cetose, de acordo com algumas pesquisas.

parkinson - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

o que é cetose

6) Redução da Acne

Como a maioria das acnes surgem após a ingestão de gorduras no corpo, a cetose tem o poder de reduzir a gravidade e a progressão da acne no corpo.

acne - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cetose

Resultados com a Cetose

Bem, o maior resultado conseguido com a cetose é o bem-estar de uma vida livre de alguns males; mas para isso é necessário consumir apenas 20 gramas de carboidratos líquidos por dia, mantendo essa rotina de 2 a 3 dias por semana.

20 gramas de carboidratos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

corpos cetonicos

Por isso, a cetose proporciona a perda de peso em um rápido período, sendo usado por pessoas que buscam um corpo ideal, longe das gorduras e males que os carboidratos podem passar.

Quanto tempo demora para se ter resultados na dieta cetogênica?

Com relação ao tempo estimado para você conseguir entrar no estado de cetose, o que é sempre estabelecido é que existem prazos diferentes para organismos diferentes.

Mas geralmente o nosso corpo costuma começar a produzir as cetonas lá para a 2° semana de dieta (seguindo-a á risca), e se estabiliza mais ou menos na 10° semana.

Dentro da cetose, são vários casos de pessoas que eliminaram até 5 kg em pouco mais de uma semana, mas como já estabeleci, esses resultados dependem de cada organismo, e deve-se seguir todos os requisitos da dieta.

Benefícios da dieta cetogênica

cafe e1530480756461 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

como fazer a dieta cetogênica

Os grandes resultados da dieta cetogênica, além da perda de peso rápida, estão também demonstrados no tratamento de algumas doenças, como:

Além disso ela também ajuda em alguns outros setores do nosso organismo, como:

  • Rejuvenescimento de pele;
  • Proporciona saciedade, fazendo com que você coma menos;
  • Tratamento de acne;
  • Ajuda no tratamento até de doenças autoimunes, como o lupus.

Mas todos esses benefícios só são realmente recebidos se você seguir a dieta com todas as suas exigências, seguindo ela a risca!


Veja também:

 

 

 


bacon e1530480803556 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

como fazer a dieta cetogênica

Efeitos colaterais

Mesmo aprendendo certinho como fazer a dieta cetogênioca, no começo você poderá sentir alguns efeitos negativos, pois seu corpo não está acostumado com este tipo de alimentação.

Por isso um acompanhamento profissional pode ser de grande ajuda.

As sensações em geral relatadas são:

  • Aumento de ataques de fome no inicio da dieta;
  • Problemas no intestino;
  • Fraqueza e cansaço físico e mental;
  • Dificuldades para dormir;
  • Diminuição do desempenho atlético;
  • Possibilidade de constipação;
  • A proibição de seu corpo de ganhar massa muscular;

Mas trouxe dicas para aliviar ou driblar esses efeitos, á começar por iniciar uma dieta de baixo carboidrato normal (low carb) consumindo cerca de 50 g a 150 g de carboidratos por dia, antes de partir para a cetogênica.

Coloque um pouquinho a mais de sal nas comidas, tenha na sua alimentação pelo menos de 3 g a 4 g de sódio, e tente colocar na sua alimentação até 300 g de magnésio por dia.

+ Ei, tem amigos que também precisam desse conteúdo? Compartilhe com eles nas suas redes sociais ↓

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Google+

Contra indicações da dieta cetogênica

A dieta cetogênica não pode ser praticada por quem se exercita frequentemente, pois a alimentação dentro dessa dieta não te permite força o suficiente para se exercitar.

Para quem busca a hipertrofia muscular, a dieta cetogênica também não é a dieta a ser seguida, pelo mesmo motivo de quem faz exercícios pesados.

A razão para essas duas contra indicações, é que a dieta faz seu corpo retirar parte da energia que ele precisa das gorduras, além disso, ela retira um pouco das gorduras presentes nos músculos também.

Mas você pode controlar essa perda de gordura, não é preciso muita preocupação, somente tome os cuidados, como não se exercitar muito.

Cardapio cetogenico

Para montagem do seu cardápio caseiro dessa dieta, você tem que ter como base evitar alimentos ricos em carboidratos.

Aqui você terá uma pequena lista de alimentos permitidos e proibidos, para ter uma noção, e já poder montar a estrutura base da sua alimentação.

Acompanhe:

Dieta cetogenica alimentos permitidos

Abaixo eu listei para você 13 tipos de alimentos permitidos no cardapio cetogenico, para deixar mais fácil o seu inicio, veja:

abacate - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

como fazer a dieta cetogênica

carne - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

coco - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

 

hortaliças - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

leite de coco - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

manteiga - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

nozes - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

oleo de coco - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

oleos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

ovos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

peixes - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

queijos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

temperos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos permitidos

 

Dieta cetogenica alimentos proibidos

Agora você terá abaixo uma lista com 8 alimentos proibidos na dieta cetogênica, e você vai ver que são bem comuns, acompanhe:

alcool - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

alimentos processados - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

batata - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

frutas - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

graos - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

leguminosas - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

massas - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

produtos diet - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos proibidos

Ao fazer a sua montagem, tenha como de suma importância, ter uma variedade grande de alimentos, e evite restringir as calorias.

Potencialize seus resultados em 10 passos

Ao buscar o emagrecimento, é muito importante para conseguir seus resultados, que você busque o máximo de informações e conhecimento, pois isso vai te dar mais segurança e evitar efeitos como por exemplo o “efeito sanfona”.

E para isso busquei trazer mais informações para você que vai fazer ou está fazendo a dieta cetogênica, porque penso que somente trazer o conceito dela não é o suficiente como um guia para quem buscar perder peso com ela.

A perda de peso na dieta cetogênica acontece pois quando ocorre a redução drástica de carboidratos o organismo fica sem reserva de energia na forma de glicogênio hepático e muscular.

Dessa forma o corpo passa a entrar em estado de cetose onde a fonte de energia obtida é através das gorduras.

A cetose ou cetogênese é o estado onde as gorduras são metabolizadas gerando os ácidos graxos livres e o glicerol que dão origem a outros compostos, os corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos formam novos ácidos graxos que serão utilizados como fonte de energia para o organismo. É esse ciclo que estimula a perda de peso através das gorduras.

Além disso, o corpo também emagrece porque na cetogênese, há redução da fome mantendo a ingestão alimentar controlada.

10 Passos para melhorar a Dieta Cetogênica Simples

Siga as dicas da dieta cetogênica abaixo para fazê-la do melhor jeito, ou melhorar os resultados que você já está tendo, ou até corrigir possíveis erros que você possa estar cometendo! Acompanhe:

Imagem 1 1 e1532284402323 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogênica como fazer

1° › Reduza os carboidratos

Em mal uso, os carboidratos entram entre os principais vilões da boa forma. Por isso, algumas dietas como a dieta cetogênica restringem muito a presença desses nutrientes na alimentação.

Então, você já deve presumir que a principal das dicas de dieta cetogênica e que você elimine os carboidratos simples ou refinados como:

  • açúcares;
  • arroz branco;
  • pães;
  • bolos;
  • biscoitos;
  • massas;
  • alimentos e geral feitos com farinha de trigo branca.

Quanto aos carboidratos complexos, que são os naturais e ricos em fibras, alguns também não são permitidos como:

  • cereais;
  • leguminosas;
  • raízes;
  • tubérculos, entre outros.

2° › Aumente proteínas e gorduras

Essa é uma das melhores dicas de dieta cetogênica que você irá saber.

Ao passo que os carboidratos são reduzidos nessa dieta, o consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras deve ser aumentado, pois são esses alimentos que vão fornecer a energia da qual o corpo precisa no lugar dos carboidratos.

Imagem 2 1 e1532284508182 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

cardapio dieta cetogenica

3° › Consuma fibras

O consumo e fibras na dieta cetogênica é importante para garantir o funcionamento adequado do intestino para facilitar o emagrecimento, pois muitas pessoas que iniciam a dieta cetogênica acabam tendo funções intestinais irregulares.

Por isso, uma das principais dicas de dieta cetogênica é que você consuma alimentos fontes de fibras, mas que sejam pobres em carboidratos como, por exemplo:

  • os vegetais folhosos;
  • sementes como chia e linhaça.

4° › Beba bastante água

A água é um líquido natural importante não somente em dietas, mas no dia a dia em geral, pois além de manter o corpo hidratado, contribui para manter o organismo em pleno funcionamento e ajuda a regular o intestino juntamente com as fibras.

Por isso, beba no mínimo, 2 litros de água todos os dias sempre entre as refeições.

Imagem 4 1 e1532284583956 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogênica

5° › Faça atividade física

A atividade física é fundamental em dietas, pois é ela que estimula o gasto energético e potencializa a perda de peso, mas uma importante dica de dieta, é a que você deve saber quais exercícios pode e não pode praticar.

Por isso, faça atividades que sejam aeróbicas, ou seja, de baixa intensidade e longa duração. Algumas são:

Imagem 5 e1532284763159 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

como fazer a dieta cetogênica

6° › Controlar as calorias pode ser uma boa ideia

As calorias não são tão importantes na dieta cetogênica como em outras dietas, que se preocupam apenas em contá-las, pois não são somente as calorias os responsáveis pelo aumento de peso.

Porém, ter um controle sobre as calorias ingeridas, saber o que você está comendo, isso tem lá sua importância, além disso elas têm uma “parcela de culpa” na sua diminuição ou aumento do peso.


Veja também:

 

 

 

 


7° › Controle os laticínios

Os derivados do leite, que são os laticínios permitidos na dieta cetogênica, devem ter seu consumo controlado, principalmente se no decorrer da dieta a sua perda de peso estagnar.

Esses derivados contêm leite que é um alimento fonte de carboidratos, por isso, você deve se atentar a esse controle.

8° › Evite bebidas alcoólicas

Essa não é só uma das dicas de dieta, mas também uma das principais dicas de saúde! Lembre-se disso!

Algumas bebidas alcoólicas, apesar de terem pouco carboidrato na composição, são fontes de muitas calorias. Por isso, o ideal é não ingerir essas bebidas para que a dieta cetogênica possa realmente ser eficaz.

9° › Evite os produtos industrializados

A maioria dos alimentos industrializados contêm carboidratos na composição, e muitos estão de forma embutida, onde não conseguimos identificar, o que pode prejudicar seu emagrecimento. Além disso, esses produtos são pobres em nutrientes.

Por isso, para que a dieta cetogênica tenha grandes chances de sucesso, o ideal é reduzir os produtos industrializados, também ficando sempre de olho nos rótulos.

Imagem 3 1 e1532284662914 - Comeu bacon e ainda emagreceu rápido? Dieta cetogênica!

dieta cetogenica alimentos

Entre a maioria das dicas de dieta, a recomendação é seguir uma alimentação mais natural baseada no estilo paleo.

Então, você consegue consumir os alimentos permitidos na dieta e ainda garante um bom aporte de nutrientes para o bom funcionamento do seu organismo.

10° › Evite os adoçantes

Os adoçantes devem ser evitados na dieta cetogênica porque são produtos que atualmente estão relacionados com o aumento de peso e doenças. Por isso, não são uma boa estratégia nem para a dieta e nem para a alimentação!


Então você tem base para dar início a sua dieta cetogênica, pois você aprendeu:

  • o que é e como fazer a dieta cetogênica;
  • quanto tempo demora para ter resultados;
  • benefícios da dieta cetogênica;
  • efeitos colaterais;
  • contra indicações;
  • cardapio cetogenico de alimentos permitidos e proibidos;
  • + 10 passos para potencializar os resultados!

Agora o aconselhamento é você buscar mais informações ainda, para entrar na dieta sabendo o que está fazendo, e o que tendo conhecimento para agir da melhor forma se algo diferente ocorrer.

E mesmo que você não vá iniciar esta ou qualquer outra dieta agora, sabe que para emagrecer é preciso mudar seu cardápio, e que tal conhecer 51 tipos de alimentos emagrecedores? Pegue essa lista grátis clicando aqui!

Você precisa de mais conhecimento para garantir maior perda de peso, então veja também:

Tags Populares
Categorias dos artigos
DIETAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *